quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília - UnB, torna público o edital do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro, conforme previsão do edital.

São disponibilizadas 17 vagas para o Mestrado Acadêmico e 10 vagas para o Doutorado, distribuídas conforme as linhas de pesquisa, subdivididas da seguinte forma:



Linha de pesquisa 1: Contabilidade e Mercado Financeiro

Descrição: Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas cujo escopo envolve a informação contábil e seu ambiente externo, tais como organismos de regulação e o mercado financeiro. Contempla, portanto, pesquisas acerca da reação do mercado financeiro à divulgação da informação contábil, finanças corporativas, regulação contábil, finanças comportamentais, análises comparativas acerca da regulação e reação do mercado financeiro entre países.

Linha de pesquisa 2: Impactos da Contabilidade no Setor Público, nas Organizações e na Sociedade

Descrição: Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas cujo escopo envolve a informação contábil, a formação do profissional e seu benefício às diversas partes interessadas (stakeholders) tais como a sociedade, o setor público e as organizações. Contempla, portanto, pesquisas que analisam e avaliam o setor público, entidades não governamentais, responsabilidade social corporativa, educação contábil e controladoria.

O processo seletivo do Mestrado conta com duas fases, assim definidas:

Prova Escrita - A prova terá duração máxima de 4 horas. Deverá ser feita pelo próprio candidato, a mão, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial, em função de deficiência que impossibilite a redação por ele próprio. Não será permitido o uso de nenhum tipo de calculadora (ou outro dispositivo) ou consulta.

Prova Oral - A prova oral terá duração máxima de 20 minutos e consistirá de arguição do candidato pela Comissão de Seleção.

Veja o conteúdo da prova escrita:

1.1 Contabilidade Financeira, Gerencial e Métodos Quantitativos 

Estrutura Conceitual Básica do CPC. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Receitas e Despesas. Regime de competência e caixa. Custeio variável e absorção. Análise custo-volume-lucro. Estatística descritiva. Correlação e regressão.

1.2 Redação 

Consistirá na produção de texto na forma dissertativa e argumentativa, a partir de tema atual, apresentado no momento da avaliação.

1.3 Versão para português de texto técnico em língua inglesa

Consistirá na tradução de texto técnico em língua inglesa para o português, apresentado no momento da avaliação.

Referências

CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ver em www.cpc.org.br.

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W. BREWER, P. C. Contabilidade Gerencial. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GUJARATI, D. Econometria Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos; IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2013.

LARSON, R., FARBER, B. Estatística Aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

NIYAMA, J. K.; SILVA, C. A. T. Teoria da Contabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.


Fonte: UnB - PPGCONT

Nenhum comentário:

Postar um comentário