sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CGU realiza 39º sorteio e define 60 municípios a serem fiscalizados


A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, na segunda-feira (17/02), no auditório da Caixa Econômica em Brasília (DF), os 60 municípios que serão fiscalizados, nas próximas semanas, no âmbito do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Serão alvo de fiscalizações os recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O trabalho também irá apurar eventuais denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas.

Dentre os municípios selecionados, o mais populoso é o de Cariacica, no Espírito Santo, com 375.974 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já Coronel Pilar no Rio Grande do Sul, com apenas 1.754 habitantes, é o que tem a população menos numerosa. 


Programa

O Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação do dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social.

Desde 2003 até o 38° sorteio, realizado em março de 2013, já foram fiscalizados e divulgados os relatórios de 2.084 municípios sorteados, o que corresponde a 37% do total dos municípios brasileiros; o trabalho de fiscalização realizado neste período engloba recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 19,9 bilhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (CGU)


Nenhum comentário:

Postar um comentário