segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Exame de Suficiência em Contabilidade

Empresas de todos os portes e o próprio setor público necessita dos serviços do profissional em Contabilidade.

Segundo estudos, "o mercado está aquecido e há espaço para novos profissionais. O lado ruim da história é que falta qualificação e atualização desses profissionais"(*).

Vale alertar que não é todo Técnico ou Bacharel em Ciências Contábeis, com diploma na mão, que pode exercer a profissão. É necessário, antes, obter aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conforme previsto na Lei 12.249/2010.


O Exame de Suficiência é realizado duas vezes ao ano sob responsabilidade da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). No último exame, o segundo de 2013, mais de 45 mil se inscreveram, contudo, somente 43% obtiveram êxito, ou seja, acertaram 50% ou mais das questões exigidas no exame.

São cobrados conhecimentos nas seguintes áreas, dentre outras: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Auditoria Contábil e Perícia Contábil.

O Contador é responsável por atividades de contabilidade, auditoria, perícia, análise de balanços, consultoria, controladoria, dentre outras. É preciso estar qualificado e registrado nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) para exercer legalmente tais atividades.

O site Contas.cnt disponibiliza videoaulas, resoluções de questões, orientações gerais e diversos cursos na área contábil. Veja mais AQUI.



Por: Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário