sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Variação Quantitativa e Variação Qualitativa

A contabilidade pública tem por objeto o controle do patrimônio, registrando os atos e fatos contábeis segundo o plano de contas.

Tais atos e fatos consubstanciam-se nas variações patrimoniais, decorrentes da entra e da saída de recursos, bem como do registro de direitos e de obrigações, representando toda a movimentação ocorrida no patrimônio.

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) dispõe que "as variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o resultado".

Todas as alterações ocorridas no patrimônio, segundo o MCASP, são denominadas variações patrimoniais, classificadas em quantitativas ou qualitativas.

As variações patrimoniais quantitativas decorrem de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. Já as variações patrimoniais qualitativas alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.

Assim, as variações quantitativas correspondem a fatos modificativos e, as variações qualitativas, a fatos permutativos.

Para conferir videoaulas e resoluções de questões (totalmente gratuitas) sobre o tema Variações Patrimoniais, siga o link para o nosso site Contas.cnt AQUI.

O tema Variações Patrimoniais é tratado especificamente no nosso Curso EaD Contabilidade Pública. Para conhecer nossa proposta, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário